Alianças
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Êxodo 19:5,6
Observamos no texto um desejo de Deus em fazer do povo de Israel, sua propriedade peculiar. A propriedade peculiar significa algo extremamente precioso. Até então, Israel era apenas um povo escravo de Faraó, humilhados e maltratados, um povo sem felicidade.
Deus também deseja que o seu povo seja um reino sacerdotal e santo, ou seja, queria o povo de Israel como referência entre Ele e outros povos. O Senhor queria o povo separado para realizar a Sua vontade, abrindo mão de seus maus costumes de escravos.
A única condição para que o desejo do Senhor se cumprisse em Israel era a obediência. Precisamos entender que só iremos viver a plenitude do que Deus tem para nós quando guardarmos a aliança em obediência.
Não podemos perder nossa identidade como filhos de Deus, devemos voltar à aliança com nosso Pai, recomeçar, renovar o compromisso!
“Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." Josué 24:14,15
- Recomeçar a vida com Deus é necessidade urgente
O “agora” é imperativo: a renovação da vida e compromisso com Deus exige atitude, ação e uma resposta.
- Renovar o compromisso com Deus provoca mudanças
1- Mudanças internas: Quem recomeça a temer ao Senhor passa a servi-Lo com sinceridade de coração, fidelidade.
2- Mudanças externas: Quem recomeça a temer ao Senhor passa a servi-Lo em verdade.
3- Mudanças visíveis: Quem recomeça a temer ao Senhor abandona práticas que impedem servi-Lo.
- Restaurar a aliança com Deus é questão de decisão
Josué decide pela aliança com Deus. É necessário restaurar nossa casa para vivermos a promessa de Deus.